PARASITOSE.

* O que é parasitose?

 

É a doença causada pela contaminação de vermes. É a mais comum em todo o mundo. Tem a maior incidência em regiões onde as orientações de educação de saneamento básico são deficientes e precárias.

 

            Têm a maior incidência em regiões onde as orientações de educação em saúde e as condições de saneamento básico são deficientes e precárias.

 

 

*Quais são os Parasitas mais comuns?

 

As lombricóides (mais conhecidas como lombrigas) são cilíndricas, embranquecidas e medem a 15 a 40 centímetros de comprimento. Apenas 50 destes vermes são capazes de roubar de 50% a 90% das proteínas do corpo das pessoas. Os ovos podem ser encontrados nas fezes do hospedeiro e o verme adulto pode ser eliminado pela boca, nariz ou ânus.

 

            Taenia spp (mais conhecida como solitária) Verme achatado que chega a medir 9 metros de comprimento. É o maior verme que existe, podendo eliminar de 30 a 60 mil ovos por dia.

 

            Ancylostoma duodenale (mais conhecido como Amarelão) Verme cilíndrico que pode medir até 1,5 centímetro de comprimento. Aloja-se no intestino onde suga o sangue da vítima, podendo causar anemia.

 

            Trichuris Trichira Mede de 3 a 5 centímetro de comprimento e se aloja no intestino da vítima, sugando seu sangue.

 

            Enterobius vermiculares É uma parasita que produz coceira anal e vulvar. O ato de coçar pode lesar a região atingida, possibilitando a infecção na região da vagina. O principal mecanismo de auto-infecção os ovos do verme da região infectada à boca.

 

 

Consulte sempre o Médico no PSF ou no posto de saúde mais próximo.

O Médico é a única garantia da medicação correta para seu tratamento.

 

 

*Como se transmite a parasitose?

 

A doença pode ser adquirida a partir da ingestão da larva e ovos do verme encontrado no solo, nos alimentos ou na poeira. Por isso é importante que se tomem medidas de prevenção, baseadas na manutenção da educação sanitária, construção de fossas sépticas, proteção dos alimentos e higiene diária do corpo, principalmente, das mãos, das roupas íntimas de cama.

 

 

*Quais são os sintomas?

 

Os sintomas mais freqüentes são: Dores abdominais, diarréias, gases, falta de apetite, Vômitos, náuseas, perda de peso, tosse, febre, falta de ar e anemia.

 

 

*O tratamento!

 

O tratamento do parasitose deve ser feito com medicamento antihelmíntico de larga ação, que combata o maior número de parasitas intestinais. Importante saber que, quando alguém da família estiver contaminado, é provável que outros também estejam.

 

 

*Como prevenir

 

1-      Lave as mãos com sabão antes das refeições e após usar o banheiro.

2-      Manter os banheiros sempre limpos.

3-      Beba somente água filtrada ou fervida.

4-      Lave cuidadosamente em água corrente frutas, verduras e legumes antes de comer.

5-      Coma somente em lugares limpos e higiênicos.

6-      Lave bem os utensílios domésticos e proteja o pé e dos insetos.

7-      Lave bem todas as roupas intimas e de cama, se possível com água fervida.

8-      Procure sempre orientações médicas.

9-      Mantenha o cesto de lixo e a caixa d’água sempre bem fechada.

10-  Combata os insetos.

11-   Ande sempre calçado principalmente nas áreas onde não há esgoto encanado e evite brejos e água parada.

12-   Cozinhe bem os alimentos, principalmente a carne de porco proteja-se dos insetos.

 

 

 

 

Linartt Viera

 

 

       

 

Sobre Linartt Vieira

Sou Linartt Vieira e para me a educação terá a missão de possibilitar a geração, a organização e a difusão do conhecimento, de fazer o jovem perceber seus talentos e sua pluridimensionalidade: A consciência do eu em decorrência do autoconhecimento. A consciência do outro por meio do conhecimento de que ninguém está só. A consciência de nós mediante a percepção de que todos os seres vivos estão integrados. A consciência universal por meio da compreensão da vida, de que fazemos parte de tudo o que existe no universo. A educação em valores humanos tem como fundamentos filosóficos o reconhecimento da existência Real de Deus; a prática dos valores universais: verdade, retidão, paz, amor e não-violência; a irmandade entre os homens; e a unidade entre todas as religiões e crenças. Com a vivência diária, observaremos que o Educare não é meramente um programa educacional, e sim os alicerces da vida de cada ser. Amo música de todos os estilos. Gosto de escutar as letras e não sou muito de dançar, gosto de fazer amigos com quem tem algum bom pra aprender e sou curto e grosso como sou do signo de Escorpião uns dos mais Falados por ser a essência do mistério, daquele olhar magnético que te atravessa e te desnuda até a alma; Nada é superficial com a minha pessoa, as características do meu signo é exatamente como Sou: Legitimo, oculto num canto da festa mas que chamo atenção a todos. Minha atitude é discreta, falo baixinho. Gosto de Animais, pessoas idosas e crianças. Na questão de Vida pessoal sou totalmente amoroso com todos os que mim cercam e cuido de uma forma especial a quem Amo de coração. Tenho uma Família que tem Princípios, Metas e Objetivos, mais nem todas elas eu estou incluído por talvez não pensar igual. Leio bastante a Bíblia e a cada dia aprendo mais e mais com Palavras lindas e maravilhosas pra minha vida, tenho o Senhor Jesus Cristo como meu Único e Salvador da minha vida, não me considero evangélico mesmo tendo estudado Teologia e ter passado muito tempo em igrejas evangélicas a qual fiz parte do Ministério, Creio Eu que o Senhor Deus não faz acepção de pessoas como tantas e quantas igrejas evangélicas fazem, principalmente quando se fala em roupas e sexualidades dentro da mesma. Creio que o Senhor Jesus veio para os perdidos como ele mesmo diz em sua Palavra. Sou critico quando quero ser bolsinho não sou; Não gosto de bajulações ou babões de forma alguma. Sou capaz de ser feliz sem essas pessoas porque acredito eu, que essas em vez de evoluir juntamente com você, só fazem lhe derrubar muito mais. Vivo a minha vida como se fosse a ultima Sim! Poucas vezes estou preocupado com o amanhã, pois o amanhã pertence a Deus e graças a Deus até hoje nunca mim dei mal fazendo ou vivendo como vivo. O que hoje na minha vida acho mais importante é o AMOR que tenho por todos mesmo que esse Amor não seja retribuído.
Esse post foi publicado em Saúde e bem-estar. Bookmark o link permanente.

18 respostas para PARASITOSE.

  1. rauny disse:

    muito legal esse site mas seria bom por prevenção de orgão governamentais que toda criança quando chegar na minha serie ira ter essa pergunta e ira procurar aqui e tera oque elas procuram

  2. luciléia disse:

    gostei consegui responter meu exercicio

  3. Debora disse:

    Muito bom , Parabéns!

  4. gabriel disse:

    obg fiz todo meu trabalho de biologia akeeh!

  5. mauricio disse:

    gostei cara me ajudou muito…….
    valeu

  6. Lara disse:

    Gostei! me ajudou bastante :)

  7. Jéssica disse:

    Muitooo bom….

  8. kelly disse:

    adorei esse site♥

  9. igor disse:

    MUITO BOM ME AJUDOU DE MAIS OBRIGADO !!!!!

  10. sthefanny disse:

    valeu era isso mesmo q eu precisava!!

  11. samuel disse:

    oi a dorei esta parte super legal por eu encontrar o que eu presisava

  12. Cristina Vieira disse:

    Legal, me ajudou no meu trabalho.

  13. Gilton disse:

    bem, agradeço por ter conseguido as informações que estava a pesquisar

  14. camila disse:

    eu só fasso pesquisas nesse site pois ele esplica tudo!!!!

  15. Junara Vieira disse:

    Adorei essas informações sobre parasitose. Consegui fazer minha pesquisa de microbiologia

  16. ivana costa disse:

    gostei muito valeu me ajudou muito

  17. Alessandro Paulo Scianni disse:

    gostei , importnte ter conhecido s o assunto. Isso pode ser encontrado em adultos?
    Alessandro Paulo

Deixe um comentário

